POLÍTICA INTERNACIONAL

Secretário de Estado dos EUA cobra fortalecimento de aliados na Otan

Marco Rubio critica lentidão de países europeus em aumentar gastos militares e defende revisão das obrigações da aliança

Publicado em 28/01/2026 às 14:31
O secretário de Estado Marco Rubio AP/Cliff Owen

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (28) que os parceiros americanos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) precisam se fortalecer, destacando a necessidade de maior iniciativa dos países europeus do bloco militar em relação ao aumento dos investimentos em defesa. "Eles precisam ter iniciativa", declarou Rubio, ao defender que os membros da Otan elevem seus gastos militares para 5% do PIB, conforme estabelecido. "A Otan será mais forte se nossos aliados se fortalecerem", completou.

Durante audiência no Congresso americano, ao ser questionado por senadores sobre um possível distanciamento dos EUA de seus aliados históricos na Otan, Rubio afirmou que as obrigações da aliança militar precisam ser "repensadas". Ele sugeriu que as garantias da Otan teriam pouca relevância sem o apoio dos Estados Unidos.

Sobre a situação na Groenlândia, Rubio informou que reuniões técnicas estavam sendo realizadas nesta quarta-feira e avaliou que a relação dos EUA com os países europeus encontra-se em "boa posição" atualmente. "Acredito que esses processos trarão bons resultados para todos os envolvidos", disse o secretário.

Em relação ao Irã, Rubio declarou que o regime dos aiatolás está "mais fraco do que nunca" e destacou que milhares de pessoas morreram durante os protestos recentes no país. Segundo ele, a economia iraniana está em colapso, o que dificultará a manutenção do atual governo. "O Irã gastou seus recursos comprando armas e financiando grupos terroristas, em vez de investir em sua própria sociedade", criticou Rubio.