O que está acontecendo com os cursos de medicina do país?
CFM avalia restringir registro profissional de estudantes reprovados em exame nacional; 30% dos cursos têm desempenho insatisfatório.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) avalia impedir o registro profissional de pelo menos 13 mil estudantes de medicina, atualmente no último semestre, que não atingirem a nota mínima exigida no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica.
De acordo com os dados mais recentes do exame, 351 cursos de medicina foram avaliados em todo o país, sendo que cerca de 30% deles apresentaram desempenho considerado insatisfatório. Estas instituições estão proibidas de ampliar o número de vagas e terão suspensa sua participação no Fies e em outros programas federais.
As medidas levantam questões sobre o impacto na entrada de novos médicos no mercado de trabalho e na cobertura de saúde pública. Também geram debate sobre os efeitos na oferta de profissionais e na política de expansão do ensino médico no Brasil.
Para discutir o tema, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Antônio Braga, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), e Paulo Chanan, diretor-geral da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O debate já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Por Sputnik Brasil