Rubio defende ativos militares dos EUA contra ameaça iraniana e alerta para vulnerabilidade europeia
Secretário de Estado dos EUA destaca envio de forças ao Oriente Médio e aponta riscos da dependência energética da União Europeia em relação à Rússia.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, destacou nesta quarta-feira (28) a importância do posicionamento de ativos militares americanos no Oriente Médio. Durante audiência no Comitê de Relações Exteriores do Senado, Rubio afirmou que a "grande armada" enviada à região visa proteger interesses e cidadãos americanos diante de possíveis ameaças do Irã.
"O que estamos vendo agora é a capacidade de posicionar ativos no Oriente Médio para se defender contra o que poderia ser uma ameaça iraniana contra nosso pessoal", explicou Rubio.
O secretário também abordou o cenário europeu, relacionando a vulnerabilidade da União Europeia (UE) à guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo Rubio, a dependência europeia do petróleo e da energia russos deixa o bloco mais exposto a pressões de Moscou.
"Estamos preocupados de que as medidas da UE estão deixando os europeus ainda mais vulneráveis, em um momento em que eles deveriam estar se fortalecendo", alertou. Rubio acrescentou que eventuais garantias de segurança dos EUA à Ucrânia só devem ser implementadas após o fim do conflito no Leste Europeu.