ECONOMIA INTERNACIONAL

Fed reafirma compromisso com meta de inflação de 2% e pleno emprego

Banco central dos EUA reforça estratégia de política monetária e destaca importância de expectativas ancoradas

Publicado em 28/01/2026 às 16:53
Depositphotos

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, reiterou nesta quarta-feira (28) seu compromisso com a meta de 2% para a inflação e o pleno emprego. A instituição destacou que a atual estratégia de política monetária é adequada para alcançar o duplo mandato, enfatizando a importância de manter as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas.

"O Comitê julga que expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas em 2% promovem a estabilidade de preços e taxas de juros de longo prazo moderadas, além de aumentar a capacidade de promover o máximo de emprego diante de distúrbios econômicos", afirmou o Fed em comunicado. O banco central reforçou que está preparado para agir a fim de garantir que as expectativas de inflação permaneçam alinhadas à meta.

Sobre o mercado de trabalho, o Fed pontuou que não existe uma taxa de desemprego "fixa" para definir o pleno emprego, pois essas avaliações variam com o tempo. "As decisões do Comitê devem ser informadas por avaliações do nível máximo de emprego, reconhecendo que tais avaliações são necessariamente incertas e sujeitas a revisões", destacou a instituição.

O Fed também ressaltou que a divulgação transparente dessas informações contribui para reduzir incertezas econômicas e financeiras, além de aumentar a eficácia da política monetária, a transparência e a responsabilidade institucional.

Foto: https://depositphotos.com/