Fed observa crescimento sólido, estabilização do desemprego e inflação ainda elevada
Banco central dos EUA destaca expansão econômica consistente e reforça compromisso com controle inflacionário e pleno emprego.
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, avaliou que os indicadores recentes apontam para uma expansão econômica em ritmo sólido, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 28. O tom representa uma mudança em relação à avaliação de dezembro, quando a atividade era classificada como de ritmo "moderado".
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) também alterou sua visão sobre o desemprego, retirando a menção a aumentos recentes e destacando que o indicador demonstra alguns sinais de estabilização. Apesar disso, o Fed ressaltou que a inflação permanece um tanto elevada.
À luz desses dados, o banco central norte-americano reafirmou sua atenção à evolução do cenário econômico e ao equilíbrio dos riscos em relação aos seus dois mandatos: pleno emprego e estabilidade de preços. O Fed reiterou o compromisso de trazer a inflação de volta à meta de 2%.
"Os dirigentes levarão em consideração uma gama ampla de informações, incluindo a balança de riscos e dados econômicos, para decidir a extensão e o timing de novos ajustes na política monetária", afirmou o Fed no comunicado.