JORNADA DE TRABALHO

Lindbergh: governo estuda enviar proposta 6x1 com urgência constitucional à Câmara

Líder do PT afirma que Executivo avalia acelerar tramitação de projeto que reduz jornada semanal

Publicado em 28/01/2026 às 17:46
Lindbergh Farias Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta quarta-feira (28) que o governo federal avalia encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta para reduzir a jornada de trabalho de seis dias semanais, sob regime de urgência constitucional.

A declaração foi feita após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o colégio de líderes. Lindbergh explicou que a urgência constitucional é um mecanismo previsto na Constituição Federal que permite ao presidente da República solicitar tramitação acelerada — em até 45 dias — para projetos do Executivo.

Segundo Lindbergh, o tema deve ser central no Legislativo durante o primeiro semestre. "Para nós, a votação do fim da escala 6x1 é algo central. Central para nós do PT e central para o governo. Já temos um projeto que será analisado na Comissão de Trabalho e queremos levá-lo com urgência ao plenário", afirmou o deputado.

O parlamentar acrescentou: "Vocês sabem que o governo também está estudando a possibilidade de o próprio governo mandar um projeto com urgência constitucional."