Powell diz que tarifas podem ter causado apenas aumento pontual nos preços nos EUA
Presidente do Fed avalia que impacto das tarifas de Trump nos preços deve ser temporário e não prevê alta de juros no curto prazo.
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (28) que as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem ter provocado apenas um aumento pontual nos preços dos bens no país. Segundo Powell, a maior parte do recente avanço nos preços é atribuída às tarifas, mas essa elevação deve ser um evento isolado.
"O núcleo do PCE está rodando um pouco acima de 2%, excluindo os efeitos das tarifas sobre os bens. Se olharmos além dos bens e observarmos os serviços, veremos uma desinflação contínua em todas as categorias", declarou Powell durante coletiva de imprensa.
O presidente do Fed destacou ainda que os efeitos das tarifas sobre os preços dos bens devem atingir o pico e, caso não haja novos aumentos tarifários significativos, começarão a recuar. "É isso que esperamos ver ao longo deste ano", ressaltou.
Powell afirmou que, se esse cenário se concretizar e houver sinais de deterioração no mercado de trabalho ou aumento dos riscos de baixa, o Fed poderá considerar o afrouxamento de algumas políticas monetárias. "Os dois lados do mandato terão de ser avaliados", explicou.
"Sempre agiremos quando a economia se afastar de nossas metas", enfatizou Powell. Ele acrescentou que o Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) não descarta nenhuma opção, mas um aumento da taxa de juros na próxima reunião não é o cenário-base da autoridade monetária.