Powell alerta para insustentabilidade do déficit fiscal dos EUA
Presidente do Fed defende revisão do cenário fiscal e destaca atenção à inteligência artificial
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira que o déficit fiscal dos Estados Unidos está em um "caminho insustentável". "O nível da dívida não é insustentável. É muito sustentável, mas o caminho é insustentável, e quanto mais cedo trabalharmos nisso, melhor", destacou Powell a jornalistas.
Questionado sobre os impactos da inteligência artificial (IA) nas decisões de política monetária, Powell ressaltou que o Fed está "totalmente atento" ao tema, mas reconheceu que ainda há muito a aprender sobre a nova tecnologia. "Estamos muito conscientes da possibilidade de que essa maior produtividade possa persistir, e também que possa não persistir", afirmou.
Segundo o presidente do Fed, ondas tecnológicas como a IA tendem a eliminar alguns empregos e criar outros, inclusive em curto prazo. "A IA pode ter efeitos significativos na economia e na sociedade", avaliou.
Sobre o desempenho da economia norte-americana, Powell destacou que o país "continua a surpreender com sua força" e apontou que os riscos geopolíticos para o Fed estão relacionados principalmente à energia e ao petróleo. "Apesar de mudanças na política comercial, a economia se saiu bem até agora", acrescentou. Powell também afirmou não enxergar mensagens macroeconômicas na alta do preço do ouro.