Departamento de Energia dos EUA anuncia realinhamento de programa de minerais críticos
Mudança visa fortalecer cadeias de suprimento e liderança em inovação energética, segundo governo norte-americano.
O Escritório de Inovação em Minerais Críticos e Energia (CMEI, na sigla em inglês) do Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (28), um realinhamento estratégico de diversos programas ligados a minerais críticos, manufatura, códigos e normas federais, além de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia energética.
De acordo com comunicado oficial, a medida reflete o compromisso da administração Trump em fortalecer as cadeias de suprimento de minerais críticos para reforçar a segurança nacional, ampliar a acessibilidade e restabelecer a liderança americana em inovação energética.
"Nossos novos desafios energéticos exigem uma nova orientação para os programas federais que estão melhor posicionados para enfrentá-los", afirmou a Secretária Assistente de Energia, Audrey Robertson. "Sob este realinhamento, o Departamento pode direcionar seus recursos de forma mais eficaz para atender a um aumento sem precedentes na demanda por energia e pelos minerais críticos que sustentam a economia moderna".
Com efeito imediato, o CMEI será reorganizado em três pilares, cada um sob a liderança de um secretário assistente adjunto.