Citi vê corte de 25 pontos-base na Selic como mais provável após tom cauteloso do Copom
Banco destaca postura de serenidade do Copom e acredita que início do ciclo de cortes deve acontecer em março
O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa Selic em 15% ao ano, reintroduziu o forward guidance e indicou a possibilidade de início de um ciclo de afrouxamento monetário em março, segundo avaliação do Citi em relatório.
O banco ressalta o trecho em que o Copom afirma que, "confirmado o cenário esperado", deve "iniciar um processo de flexibilização monetária em sua próxima reunião".
Apesar da sinalização explícita de corte, o Citi observa que há uma postura mais cautelosa por parte do Copom. O banco destaca o uso de termos como serenidade no comunicado ao tratar dos próximos ajustes da taxa básica. O Copom pontua que "o compromisso com a meta impõe serenidade quanto ao ritmo e à magnitude do ciclo" de cortes.
"A abordagem cautelosa coloca nossa previsão de uma redução de 25 pontos-base em 18 de março em uma posição ainda mais confortável", afirma o Citi.
Para o banco, as expectativas de inflação ainda elevadas e o entendimento de que o processo de desinflação dependerá cada vez mais da desaceleração doméstica tornam um corte de 25 pontos-base mais provável do que um movimento maior.
Na análise do Citi, o mercado estava "provavelmente esperando" um forward guidance mais neutro, em vez de uma sinalização explícita de corte da Selic. A expectativa é que o comunicado do Copom contribua para a queda das taxas futuras.