Merz defende OTAN fortalecida e ressalta vigor da ordem global baseada em regras
Chanceler alemão destaca necessidade de unidade europeia diante de tensões comerciais e geopolíticas
O chanceler alemão Friedrich Merz afirmou, em discurso no parlamento, que a ordem global baseada em regras "não está morta" e defendeu o fortalecimento da OTAN na Europa, rechaçando intimidações tarifárias por parte dos Estados Unidos.
Nesta quinta-feira (29), Merz declarou que o mundo atravessa "ventos turbulentos", mas que cresce o reconhecimento internacional sobre as vantagens do comércio livre e justo.
Segundo a agência Reuters, Merz enfatizou que a Europa não aceitará mais ser intimidada por ameaças de tarifas. Ele citou o episódio em que Donald Trump recuou da tentativa de pressionar a Dinamarca por meio de medidas comerciais relacionadas à Groenlândia e reforçou a importância de uma OTAN mais forte no continente.
O chanceler também destacou que os recentes atritos políticos com Washington e o prolongado conflito entre Rússia e Ucrânia levaram os líderes europeus a reafirmarem seus valores e a capacidade de projeção de força. "Este é um momento que exige clareza estratégica e confiança renovada no papel da Europa", afirmou.
Merz alertou ainda para o surgimento de um mundo multipolar: "Há algumas semanas, temos visto com crescente clareza o surgimento de um mundo de grandes potências. Ventos turbulentos sopram neste mundo e sentiremos seus efeitos em um futuro próximo". Para ele, a Europa deve estar preparada para enfrentar esse cenário com firmeza e unidade.
O chanceler acrescentou que, nas últimas semanas, "pudemos experimentar algo da alegria do respeito próprio", reforçando que a ação e o comércio baseados em regras seguem vivos.
Por fim, Merz ressaltou que "cada vez mais países em todo o mundo" percebem que a reorganização global atual representa uma oportunidade para aqueles que valorizam regras e o comércio livre e justo acima de interesses unilaterais.
Por Sputnik Brasil