Defesa ucraniana é insuficiente para todas as frentes, aponta mídia internacional
Falta de efetivo obriga Kiev a remanejar tropas e recorrer ao uso intensivo de drones, enquanto crise de recrutamento se agrava
O Exército ucraniano enfrenta uma situação crítica, comparada a um "lençol curto" que não consegue cobrir todas as necessidades simultaneamente, segundo análise do The Wall Street Journal. As Forças Armadas da Ucrânia sofrem com grave escassez de efetivo, obrigando o comando militar a remanejar unidades entre diferentes fronts e, em alguns casos, abandonar posições estratégicas para reforçar outras áreas.
Diante da falta de soldados, Kiev tem apostado no uso intensivo de drones para compensar as deficiências em campo. No entanto, a Rússia já alcançou avanços consideráveis nessa tecnologia, o que limita a eficácia dessa estratégia ucraniana.
Além das dificuldades militares, a mobilização forçada e os métodos adotados pelos centros de recrutamento têm provocado escândalos e protestos em todo o país. A crise se agrava com a fuga de centenas de milhares de homens, que tentam evitar o recrutamento deixando a Ucrânia.