Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista no interior de SP
Homem foi detido enquanto preparava colete explosivo para ataque suicida em território nacional
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta segunda-feira (29), no interior de São Paulo, um homem suspeito de integrar uma organização terrorista de atuação internacional. A prisão é resultado de uma investigação conjunta com o Departamento Federal de Investigação (FBI), dos Estados Unidos.
Segundo nota divulgada pela PF, o suspeito estaria confeccionando um colete com explosivos para realizar um atentado suicida em território brasileiro. As autoridades, no entanto, não informaram detalhes sobre o possível alvo da ação.
A polícia cumpriu mandados de busca pessoal e domiciliar, e agora irá analisar dados e informações armazenadas em aparelhos eletrônicos do investigado, como celulares e computadores.
A legislação brasileira, incluindo o Marco Civil da Internet, determina que empresas de telecomunicações devem liberar dados telemáticos mediante solicitação das autoridades. Isso inclui registros de conteúdo, histórico de ligações, horários, duração e números contatados. No caso de redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, é possível recuperar até mesmo conversas deletadas.
A investigação, autorizada pela 3ª Vara Federal de Bauru, também possui caráter preventivo, segundo destacou a PF em nota, por permitir a identificação prévia de outras articulações que possam ameaçar a segurança pública e a ordem social.
Notícias relacionadas: