Reino Unido e China firmam acordos para ampliar cooperação bilateral
Visita de Keir Starmer a Pequim resulta em avanços no setor de serviços e facilitação de vistos
China e Reino Unido assinaram nesta quinta-feira (29) uma série de acordos estratégicos durante a visita do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ao presidente chinês Xi Jinping. Segundo o gabinete de Downing Street, os acordos, com ênfase especial no setor de serviços, visam fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.
Entre os destaques, ambos os governos concordaram em conduzir um "estudo de viabilidade" para avaliar a possibilidade de iniciar negociações para um acordo bilateral de serviços. Caso as tratativas avancem, o governo britânico afirma que o pacto proporcionará regras claras e maior previsibilidade jurídica para empresas do Reino Unido que atuam no mercado chinês.
O comunicado oficial britânico também revelou que a China irá flexibilizar as regras de visto para cidadãos britânicos, eliminando a exigência para viagens de até 30 dias — medida já aplicada a outros 50 países, como França, Alemanha, Itália, Austrália e Japão. Outra iniciativa atende a demandas do setor privado britânico, oferecendo regras mais transparentes, melhor acesso ao mercado chinês e suporte para a expansão das vendas no país asiático.
Keir Starmer é o primeiro chefe de governo do Reino Unido a visitar a China desde 2018 e esteve acompanhado por uma delegação de autoridades e representantes do setor privado. O primeiro-ministro destacou que empresas britânicas buscam ampliar sua atuação na China e afirmou: "Vamos facilitar isso para elas, apoiando-as a se expandirem no exterior".
O presidente Xi Jinping, por sua vez, enfatizou a importância de intensificar o "diálogo e a cooperação" em meio ao cenário internacional desafiador. "Nossa cooperação teve um início franco e abre novas perspectivas para as relações da China com o Reino Unido", declarou o líder chinês.