Haddad afirma desconhecer Vorcaro e diz que grupo financiou campanhas de Bolsonaro e Tarcísio
Ministro da Fazenda destaca que rumores sobre o Banco Master já circulavam, mas sem indícios de crime, e defende investigação séria sobre financiamentos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que não conhece o banqueiro Daniel Vorcaro e destacou que rumores sobre problemas no Banco Master circulavam desde 2024, mas, à época, não havia indícios de crime ou fraude, apenas a percepção de um "negócio malfeito". Em entrevista ao portal Metrópoles, Haddad declarou que "essas pessoas são muito sedutoras" e que, apesar dos boatos, tudo não passava de "disse-me-disse".
Questionado sobre um possível alerta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que se reuniu com Vorcaro no Palácio do Planalto em 2024 —, Haddad foi enfático: "Eu não conheço essa pessoa (Vorcaro). Até outro dia, eu não saberia se ele estava no ambiente ou não, porque não tinha visto sequer foto dele. Não conheço essa pessoa, nem ele nem ninguém da família dele, nem primo, nada."
O ministro ressaltou que não recebeu Vorcaro em audiência. "Eu quis me preservar, mas eu não tinha elementos para negar uma audiência. Eu me encontro com muito empresário", pontuou Haddad.
Haddad ainda afirmou que "essa turma, essa família" foi a maior financiadora das campanhas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o ministro, o cunhado de Vorcaro, Fabianol Vettel, foi o maior doador pessoa física nas campanhas de 2022 tanto de Bolsonaro quanto de Tarcísio.
Para Haddad, o financiamento político da família Vorcaro é relevante e deve orientar as investigações, mas destacou a necessidade de seriedade nas apurações sobre as ligações entre pessoas, o Banco Master e Vorcaro.
O titular da Fazenda defendeu que a Polícia Federal deve investigar possíveis ramificações da instituição financeira. "Eu não sei onde vai chegar, em quem vai chegar, o importante é chegar. O importante é que a polícia não tenha trava para fazer o trabalho dela, sem politização, sem caça às bruxas, sem querer carimbar agremiações partidárias — tem gente no PL que é decente, tem gente que pode não ser e assim vale para todos", concluiu.