JUSTIÇA E POLÍTICA

Haddad afirma que relatoria de Toffoli no caso Master é decisão interna do STF

Ministro da Fazenda evita críticas ao Supremo e defende reformulação institucional para ampliar fiscalização financeira.

Publicado em 29/01/2026 às 13:07
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (29) que a escolha do relator do caso envolvendo o Banco Master, atualmente sob responsabilidade do ministro Dias Toffoli, é uma decisão interna do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo, que antes tramitava na Justiça Federal, foi transferido ao STF após solicitação da defesa de Daniel Vorcaro, dono do banco. A declaração foi dada em entrevista ao portal Metrópoles.

Haddad evitou emitir juízo de valor sobre a atuação do Supremo no caso e destacou que não pretende "dar manchete" contra o tribunal. Segundo ele, o STF está sob comando adequado, referindo-se ao atual presidente, ministro Edson Fachin. O ministro reforçou que Fachin está no "melhor âmbito" para responder sobre a atuação da Corte.

Durante a entrevista, Haddad também comentou sobre o almoço realizado no fim do ano passado entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro Dias Toffoli. Segundo o ministro, um dos principais temas do encontro foi o combate ao crime e à corrupção. Lula teria citado exemplos de ações conjuntas realizadas pela Polícia Federal, pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pelo Ministério Público.

Em relação ao caso Master, Haddad avaliou que a situação pode abrir espaço para uma "reformulação institucional". Na opinião dele, o perímetro de atuação do Banco Central está "estreito demais" e aquém das necessidades atuais, ressaltando tratar-se de uma opinião pessoal.

O ministro defendeu ainda que órgãos como a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central precisam "repensar a fiscalização" e, eventualmente, reformular procedimentos para garantir maior eficiência.