ECONOMIA E POLÍTICA

Haddad indica nomes ao Banco Central, mas não foi o único a sugerir candidatos a Lula

Ministro da Fazenda revela ter sugerido nomes para diretorias do BC e afirma que decisão final cabe ao presidente Lula.

Publicado em 29/01/2026 às 13:45
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (29) que já sugeriu nomes para as duas vagas na diretoria do Banco Central (BC) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Haddad, porém, ele não foi o único a apresentar indicações para os cargos.

"Eu fiz algumas sugestões, mas não fui o único. Então, em geral, nesses casos, ele ouve pessoas da economia, da confiança dele, procura conhecer eventualmente um ou outro candidato antes de tomar a decisão. Eu não sei se essa decisão foi tomada. Quando for tomada, o presidente, em geral, envia imediatamente ao Congresso, porque acaba vazando", declarou Haddad ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Viagem à Índia indefinida

Haddad também afirmou que ainda não sabe se acompanhará o presidente Lula em viagem à Índia, marcada para ocorrer entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Em entrevistas anteriores, o ministro havia dito que foi convidado pelo presidente, mas agora demonstrou indecisão.

"Eu não sei. Possivelmente não", respondeu Haddad a jornalistas nesta quinta-feira, ao chegar ao ministério.

Essa viagem poderia marcar o fim da gestão de Haddad à frente da Fazenda, período em que ele e Lula devem discutir o futuro político do ministro para as eleições de 2026.

Haddad reiterou nesta quinta-feira que deve deixar o comando da Pasta ainda em fevereiro.