DECISÃO JUDICIAL

Dino, do STF, nega ação que contesta renovação automática da CNH

Ministro considerou que associação autora não tem legitimidade para questionar regra que dispensa exames na renovação da carteira

Publicado em 29/01/2026 às 15:31
Dino, do STF, nega ação que contesta renovação automática da CNH Reprodução / Instagram

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, rejeitou nesta quinta-feira (29) uma ação da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) que contestava a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A norma, editada pelo governo em dezembro, elimina a obrigatoriedade dos exames de aptidão física e mental para a renovação do documento.

Dino não chegou a analisar o mérito da ação, pois entendeu que a Abrapsit não possui legitimidade para propor esse tipo de questionamento. Segundo o ministro, "a qualificação como entidade de classe pressupõe a representação de categoria homogênea".

De acordo com Flávio Dino, a Abrapsit reúne grupos variados em sua composição, incluindo um conselho de fiscalização profissional, uma gestora de plano de saúde, uma clínica médica e associações civis com finalidades institucionais diversas e particulares. Por isso, não atende aos requisitos legais para propor a ação no STF.