Nasa anuncia descoberta de planeta candidato a ser 'notavelmente semelhante à Terra'
Planeta HD 137010 b, localizado a 146 anos-luz, pode ter características similares à Terra, mas enfrenta temperaturas extremas.
A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nesta semana a identificação do planeta HD 137010 b, considerado um possível candidato a ser 'notavelmente semelhante à Terra'. Segundo os cientistas, o planeta pode reunir condições para abrigar vida, embora seja potencialmente mais frio que Marte, podendo permanecer perpetuamente congelado.
De acordo com o comunicado divulgado na terça-feira, 27, o HD 137010 b é um provável planeta rochoso, ligeiramente maior que a Terra, orbitando uma estrela similar ao Sol, a aproximadamente 146 anos-luz de distância.
As análises sobre esse exoplaneta — termo usado para planetas que orbitam estrelas diferentes do Sol — têm como base dados do telescópio espacial Kepler, aposentado em 2018, cujas informações ainda estão sob estudo.
Distância orbital
Segundo a nota da Nasa, o HD 137010 b pode estar situado na extremidade externa da chamada 'zona habitável' de sua estrela. Isso significa que está no limite da distância orbital que poderia permitir a existência de água líquida em sua superfície, caso possua uma atmosfera adequada — condição fundamental para a vida como conhecemos.
Como as informações ainda estão em análise, não há conclusões definitivas. A Nasa estima que a quantidade de calor e luz recebida pelo planeta corresponde a menos de um terço do que a Terra recebe do Sol. Embora a estrela HD 137010 seja semelhante ao nosso Sol, ela é mais fria e menos brilhante. Com isso, a temperatura superficial do planeta pode não superar -68°C — para comparação, a média em Marte é de cerca de -65°C.
Para que o HD 137010 b seja oficialmente classificado como planeta, ainda são necessárias observações complementares. A confirmação poderá vir por meio de instrumentos como o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da Nasa, ou o CHEOPS (CHaracterising ExOPlanets Satellite), da Agência Espacial Europeia.
50% de estar em zona habitável
Apesar do possível clima gelado, os autores do estudo consideram que HD 137010 b pode ser um mundo de temperatura amena ou até mesmo um planeta aquático, caso possua uma atmosfera mais rica em dióxido de carbono do que a da Terra.
A equipe científica atribui ao planeta 40% de chance de estar na chamada 'zona habitável conservadora' de sua estrela, e 51% de chance de enquadrar-se na 'zona habitável otimista', mais ampla. Por outro lado, ressaltam que há cerca de 50% de probabilidade de o planeta estar totalmente fora da zona habitável.