Irã anuncia novos exercícios navais com munição real próximos ao Estreito de Ormuz
Manobras estratégicas reforçam alerta internacional em região vital para o comércio global de petróleo e gás
As forças navais da Guarda Revolucionária do Irã anunciaram a realização de exercícios com munição real na próxima semana, nas proximidades do Estreito de Ormuz, ponto estratégico responsável pelo escoamento de cerca de 20% do petróleo e gás natural mundial. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 29, pela Press TV, emissora internacional iraniana, em postagem na rede X.
De acordo com a agência Reuters, que também citou o canal estatal iraniano, as manobras estão programadas para ocorrer no domingo (1º) e na segunda-feira (2).
Mais cedo, a BBC noticiou que o Irã já havia realizado exercícios semelhantes na região. Segundo Megan Sutcliffe, principal analista da consultoria de risco Sibylline, as operações tiveram início na terça-feira, 27.
"Parte desses exercícios incluiu o deslocamento do veículo de transporte de drones IRIS Shahid Bagheri dentro de suas águas territoriais", explicou a especialista ao periódico britânico.
As manobras ocorrem em meio ao aumento das tensões entre o governo de Teerã e os Estados Unidos, ampliando o alerta internacional sobre a segurança no trânsito marítimo da região.