POLÍTICA INTERNACIONAL

UE impõe novas sanções contra a Rússia e mira apresentadores de TV

Medidas atingem influenciadores e personalidades da mídia acusados de propagar desinformação pró-Putin

Publicado em 29/01/2026 às 16:56
UE impõe novas sanções contra a Rússia e mira apresentadores de TV Reprodução / Instagram

A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira, 29, uma nova rodada de sanções contra a Rússia, ampliando o foco para apresentadores de TV e influenciadores digitais. Segundo o bloco, seis pessoas foram incluídas na lista por disseminarem informações enganosas sobre a UE e apoiarem o regime de Vladimir Putin.

O Conselho Europeu, órgão político da UE, sancionou os apresentadores Dmitry Guberniev, Ekaterina Andreeva, Maria Sittel e Pavel Zarubin. De acordo com o órgão, eles colaboram com canais de televisão de propaganda russa ou organizam eventos e shows que promovem desinformação sobre a guerra na Ucrânia e elogiam abertamente o governo de Putin.

Além dos apresentadores, o ator Roman Chumakov e o bailarino ucraniano-russo Sergey Polunin também foram alvos das sanções, conforme comunicado oficial do Conselho Europeu.

Com as novas medidas, as sanções da UE passam a atingir 65 pessoas físicas e 17 entidades relacionadas à Rússia. Os sancionados terão ativos congelados e, no caso de indivíduos, ficam proibidos de entrar ou transitar pelos países do bloco europeu.

Contato: [email protected]