O que está por trás do plano de cooperação militar entre Israel, Grécia e Chipre no Mediterrâneo?
Acordo trilateral reforça exercícios militares e diálogo estratégico em meio a tensões com a Turquia e disputas energéticas na região.
Israel, Grécia e Chipre formalizaram um acordo trilateral de cooperação militar, que prevê a realização de exercícios conjuntos, treinamentos e a intensificação do diálogo estratégico entre os países.
A iniciativa surge em um contexto de crescentes disputas por recursos energéticos e preocupações com a segurança no Mediterrâneo Oriental, especialmente diante da rivalidade com a Turquia, que acompanha atentamente os desdobramentos do novo bloco militar.
Entre as principais questões levantadas estão os motivos para o fortalecimento dessa parceria, o grau de preocupação em relação às ações militares e marítimas turcas na região e se o acordo pode ser visto como uma resposta a outras alianças, inclusive dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Para analisar o cenário, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Dominique Marques, professora de relações internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em entrevista já disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.