Planeta similar à Terra pode estar em zona habitável a 146 anos-luz, dizem pesquisadores
HD 137010 b, identificado por equipe internacional, tem tamanho e órbita próximos aos da Terra e pode reunir condições para abrigar vida.
Um planeta com características semelhantes às da Terra pode estar localizado na zona habitável de sua estrela, a cerca de 146 anos-luz do nosso planeta, segundo pesquisadores. O achado foi divulgado em artigo publicado no Astrophysical Journal Letters, que detalha a descoberta do HD 137010 b, um exoplaneta com aproximadamente 6% a mais de tamanho que a Terra e cerca de 50% de chance de estar na zona habitável de uma estrela similar ao Sol.
O planeta apresenta condições que lembram as de Marte, segundo os cientistas. A identificação foi realizada por uma equipe internacional com base em dados coletados em 2017 pela missão K2, extensão do telescópio espacial Kepler.
De acordo com The Guardian, a pesquisadora Chelsea Huang explicou que o HD 137010 b tem uma órbita muito parecida com a da Terra, com duração de cerca de 355 dias.
O planeta foi detectado por meio do método de trânsito, quando ele passa brevemente diante de sua estrela, causando um leve escurecimento. O sinal inicial foi identificado por cientistas cidadãos, entre eles Alexander Venner, que participou do projeto Caçadores de Planetas ainda no ensino médio.