Bolsas asiáticas encerram pregão sem direção única após queda de ações de commodities
Desempenho foi influenciado por incertezas quanto ao comando do Federal Reserve e recuo nos preços dos metais
Por Patricia Lara*
As principais bolsas da Ásia fecharam sem direção definida nesta terça-feira (30), refletindo a expectativa dos investidores em relação à indicação do próximo presidente do Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos, decisão que pode impactar o cenário financeiro global. O dia foi marcado por forte queda nas ações de empresas ligadas a commodities, acompanhando o recuo dos metais no mercado internacional.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 2,1%, encerrando aos 27.387,11 pontos. Entre os destaques negativos, a China Nonferrous Mining despencou 14%, enquanto Zijin Gold International e Lygend Resources & Tech caíram 11% e 10%, respectivamente.
A CK Hutchison teve baixa de 4,6% após o Supremo Tribunal do Panamá anular contratos portuários relevantes mantidos por uma subsidiária da companhia.
No mercado chinês, o Xangai Composto caiu 1%, aos 4.117,95 pontos, e o Shenzhen Composto recuou 0,8%, fechando em 2.683,73 pontos. As ações da Jiangxi Copper A e da Aluminum of China A registraram perdas de 10% cada, enquanto Zhongjin Gold A também recuou 10%.
Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em leve baixa de 0,1%, aos 53.322,85 pontos.
Já em Seul, o Kospi avançou 0,1%, atingindo 5.224,36 pontos. Apesar do desempenho positivo do índice, a Hyundai Motors teve queda de 5,3% após divulgar lucros significativamente menores no último trimestre de 2025, pressionada pelas tarifas americanas. Segundo a montadora, as medidas impostas pelo presidente Trump custaram à empresa cerca de US$ 2,87 bilhões no ano passado, com projeção de impacto semelhante para 2026.
O Taiex, de Taiwan, recuou 1,5%, fechando em 32.063,75 pontos.
Na Indonésia, o CEO da Bolsa de Valores, Iman Rachman, renunciou após a forte volatilidade das ações, motivada por dúvidas sobre a viabilidade dos investimentos em ativos locais. O índice Jacarta Composto subiu 1,2%, aos 8.329,61 pontos, após a MSCI suspender alterações em seu índice devido a preocupações dos investidores com estruturas de propriedade das empresas indonésias.
Na Oceania, a bolsa australiana acompanhou o movimento negativo e o S&P/ASX caiu 0,65%, para 8.869,10 pontos.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires