Força Aérea dos EUA transfere caças F-35 de Porto Rico para destino não revelado
Aeronaves de quinta geração teriam como possível destino o Oriente Médio, segundo portal especializado
A Força Aérea dos Estados Unidos transferiu caças F-35A de quinta geração de Porto Rico para um destino ainda não divulgado, conforme reporta o portal especializado em assuntos militares TWZ.
Segundo a publicação, essas aeronaves participaram anteriormente de uma operação norte-americana com o objetivo de capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro. De acordo com o TWZ, um grupo de F-35A sobrevoou o Atlântico e foi avistado aterrissando na base aérea de Lajes, localizada nos Açores.
O destino final dos caças permanece desconhecido, mas a análise do portal aponta que é provável que as aeronaves sigam para alguma base da Força Aérea dos EUA no Oriente Médio. “Os F-35A serão os últimos aviões táticos enviados para a região”, destaca a publicação.
O relatório ressalta ainda que “os caças F-35 proporcionariam aos EUA capacidades adicionais para atacar alvos nas profundezas do Irã”.
Em paralelo, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a pressionar o Irã nesta quarta-feira (28), exigindo um acordo sobre o programa nuclear iraniano e ameaçando com uma ofensiva ainda mais devastadora do que a operação de 2025. O governo iraniano rejeitou negociações e prometeu uma resposta firme. Trump também afirmou que uma frota de navios, maior que a enviada à Venezuela e liderada pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln, pode ser mobilizada a qualquer momento.
Por Sputnik Brasil