TENSÃO INTERNACIONAL

Ocidente pode estar envolvido em ataques aos Nord Stream, afirma diplomata russa

Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria russa, questiona versão de que apenas Kiev seria responsável pela sabotagem dos gasodutos no Mar Báltico.

Publicado em 30/01/2026 às 08:24
Explosão nos gasodutos Nord Stream no Mar Báltico gera acusações e tensão internacional. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A Rússia rejeita a versão de que apenas a Ucrânia esteja envolvida na sabotagem dos gasodutos Nord Stream, afirmou nesta sexta-feira (30) Maria Zakharova, porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

"A necessidade de uma investigação imparcial e completa permanece urgente. A hipótese do envolvimento de serviços secretos ocidentais no atentado exige verificação adequada", destacou a diplomata.

Em 26 de setembro de 2022, três dos quatro dutos dos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2 foram explodidos a cerca de 80 metros de profundidade no Mar Báltico, resultando em quatro vazamentos de gás detectados na região.

Dois dias depois, o procurador-geral da Rússia abriu um processo por ato de terrorismo internacional. Já em 30 de setembro, o presidente Vladimir Putin declarou que a explosão tinha como objetivo "destruir a infraestrutura energética europeia".

Fonte: Sputnik Brasil