MEIO AMBIENTE E URBANISMO

Limpeza de canais em Maceió remove mais de 11 mil toneladas de resíduos em 2025

Serviço diário nas grotas e córregos garante melhor escoamento das águas pluviais e reduz impactos ambientais

Publicado em 30/01/2026 às 09:00
Agentes da Alurb realizam limpeza em canal de Maceió para evitar alagamentos e descarte irregular. Juliete Santos/Arquivo Secom Maceió

O serviço de limpeza de canais, realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), retirou em 2025 mais de 11 mil toneladas de resíduos de grotas e córregos de Maceió. A ação é fundamental para evitar o descarte irregular de detritos e assegurar o escoamento eficiente das águas pluviais.

No início do ano, os trabalhos foram intensificados para preparar a cidade para o período chuvoso, que começa entre o fim de março e início de abril. Com o auxílio de máquinas, os agentes de limpeza removem principalmente materiais recicláveis, resíduos orgânicos e barro acumulado no fundo dos córregos, restabelecendo a capacidade de drenagem dessas áreas.

“É um serviço de extrema importância para evitar transbordamentos durante as chuvas e, consequentemente, transtornos para a população. Além disso, recolhemos resíduos descartados de forma irregular que, se não fossem retirados, poderiam prejudicar o meio ambiente e a cidade”, destacou Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.

Segundo a Autarquia, a limpeza dos canais é uma das prioridades e vem sendo ampliada. O volume coletado em 2025 representa um aumento de cerca de 84% em relação a 2024, quando foram retiradas 6 mil toneladas de resíduos.