Teerã reafirma que não pretende desenvolver arsenal nuclear, diz chanceler iraniano
Após encontro em Istambul, ministro iraniano reforça compromisso com a paz e rechaça intenção de fabricar armas nucleares.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reiterou nesta segunda-feira (data não informada) que o país não pretende desenvolver armas nucleares. A declaração foi feita após reunião em Istambul com o chanceler turco, Hakan Fidan.
Durante o encontro, Araghchi enfatizou o compromisso do Irã com a não-proliferação nuclear e afirmou que o programa nuclear iraniano tem fins pacíficos. “Nosso objetivo não é construir armas nucleares”, destacou.
O chanceler turco, Hakan Fidan, também se pronunciou após a reunião, expressando preocupação com as tensões na região. Fidan afirmou que a Turquia espera que os Estados Unidos não cedam às provocações de Israel e evitem qualquer ataque ao Irã. "Esses esforços de Israel podem causar um grave dano à já frágil situação da nossa região. Esperamos que a liderança norte‑americana aja com prudência e não permita isso", declarou.
As declarações ocorrem em meio a um contexto de tensão crescente, após o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, alertar que as Forças Armadas norte-americanas estão preparadas para lançar um ataque ainda mais devastador contra o Irã, caso Teerã não chegue a um acordo com Washington sobre seu programa nuclear.
As informações são da Sputnik Brasil.