FISCALIZAÇÃO

ANP interdita totalmente a Refit após identificar risco grave de incêndio

Refinaria de Manguinhos, no Rio, terá de retirar todo material inflamável para eliminar risco iminente de acidente

Publicado em 30/01/2026 às 10:26
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou a interdição total da Refit (antiga Refinaria de Manguinhos), no Rio de Janeiro, após vistoria identificar risco grave e iminente de incêndio nas instalações.

A refinaria já estava parcialmente interditada pela ANP desde outubro do ano passado. Agora, a empresa deverá remover todo o material inflamável do local para afastar o Risco Grave Iminente (RGI) detectado pela agência reguladora.

De acordo com relatório de vistoria realizado no último dia 14, ao qual o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) teve acesso, foram encontradas ao menos seis situações de risco grave relacionadas a falhas em barreiras preventivas e mitigadoras.

"Cabe destacar que falhas em apenas uma destas barreiras críticas pode levar à situação de Risco Grave Iminente (RGI) devido à alta probabilidade de fatalidade, não sendo necessário que várias barreiras estejam ausentes ou degradadas para que seja constatada uma situação de RGI. No caso da Refinaria de Manguinhos, existem falhas substanciais em diversas barreiras", aponta o documento da ANP.

Com a decisão, toda a instalação produtora de derivados de petróleo foi interditada, abrangendo áreas de processo, movimentação, tancagem, expedição e carregamento de todos os produtos. Apenas a movimentação necessária para retirada do inventário de produtos combustíveis e inflamáveis será permitida, com o objetivo de eliminar o risco identificado.