PPI dos EUA avança 0,5% em dezembro e supera expectativas do mercado
Índice de preços ao produtor registra alta anual de 3,0%, acima das projeções de analistas
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos registrou alta de 0,5% em dezembro na comparação com novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 30, pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Em relação a dezembro de 2022, o PPI apresentou avanço de 3,0%.
As elevações vieram acima das expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que previam aumentos de 0,3% no mês e 2,8% no acumulado de 12 meses.
No relatório anterior, referente a novembro, o índice havia subido 0,2% no comparativo mensal e acumulava alta anual de 3,0%.
Núcleo do PPI
O núcleo do PPI, que exclui itens considerados voláteis, teve crescimento de 0,7% em dezembro frente a novembro. Na comparação anual, o núcleo avançou 3,3%.
Também nesse caso, os resultados superaram as expectativas do mercado, que projetavam aumentos de 0,3% no mês e 2,8% no ano.
Em novembro, o núcleo do PPI havia se mantido estável na variação mensal e subido 3,0% em 12 meses, segundo dados publicados em janeiro após atraso causado pelo shutdown do governo.