Presidente do Irã promete reação imediata a qualquer agressão externa
Masoud Pezeshkian reforça postura defensiva do país e critica postura ocidental em contato com líder dos Emirados Árabes Unidos.
Qualquer agressão contra o Estado e o povo iranianos receberá uma resposta imediata e decisiva, afirmou o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.
Em declaração feita nesta sexta-feira (30), após conversa telefônica com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, sheik Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Pezeshkian destacou a política do Irã baseada na interação e no diálogo, dentro do respeito ao direito internacional.
"A abordagem do Irã é baseada na interação, no diálogo dentro do quadro do direito internacional, no respeito mútuo e no não uso de ameaças e força para resolver problemas, mas neste momento qualquer agressão contra o Estado e o povo iranianos receberá uma resposta imediata e decisiva", declarou Pezeshkian, segundo o site oficial da presidência iraniana.
O presidente iraniano ressaltou que o país não aceita nem tolera a guerra, e acredita que nenhum dos lados se beneficia de conflitos armados. No entanto, criticou países ocidentais, afirmando que suas ações contradizem os discursos de defesa da diplomacia e do direito internacional.
Recentemente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que navios da Marinha americana estão se dirigindo ao Irã "apenas por precaução". Trump também evitou descartar a possibilidade de intervenção militar, afirmando que não poderia prever os próximos passos.