Ex-âncora da CNN Don Lemon é preso durante cobertura de protestos em Minneapolis
Jornalista foi detido por agentes federais após documentar manifestação contra repressão à imigração; advogado afirma que atuação estava protegida pela Constituição.
O jornalista Don Lemon, ex-âncora da CNN, foi preso na quinta-feira, 29, enquanto cobria protestos em Minneapolis, Minnesota, relacionados à repressão à imigração nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por seu advogado nesta sexta-feira, 30.
Em comunicado, o advogado Abbe Lowell afirmou: "Don Lemon foi detido por agentes federais na noite passada em Los Angeles. Seu trabalho em Minneapolis, protegido pela Constituição, não foi diferente do que ele sempre fez."
Durante a cobertura, Lemon entrou em uma igreja em Minnesota para registrar manifestantes que protestavam contra o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). O grupo interrompeu um culto, acirrando as tensões entre a comunidade local e a administração Trump.
Segundo Lowell, Lemon estava em Los Angeles para cobrir o Grammy Awards quando foi detido por agentes federais. Ainda não está claro quais acusações ele enfrenta em relação ao protesto ocorrido em 18 de janeiro. O jornalista foi inicialmente acusado de violar a lei federal durante o protesto na igreja, mas um juiz rejeitou o caso na semana passada, conforme reportou o New York Times.
Lemon, demitido da CNN em 2023, declarou não ter vínculo com a organização que entrou na igreja e que estava no local apenas para documentar os acontecimentos como jornalista.
Além de Lemon, um advogado de direitos civis e outras duas pessoas também foram presos na semana passada pelo mesmo protesto. Os promotores os acusaram de violações de direitos civis por interromper um serviço religioso na Cities Church, em St. Paul, onde um funcionário do ICE atua como pastor.
"Don é jornalista há 30 anos, e seu trabalho protegido pela Constituição em Minneapolis não foi diferente do que ele sempre fez", reforçou Lowell. "A Primeira Emenda existe para proteger jornalistas cuja função é iluminar a verdade e responsabilizar aqueles no poder."
O advogado acrescentou que Lemon "lutará vigorosa e completamente contra essas acusações no tribunal".
Com agências internacionais.