POLÍTICA MONETÁRIA

Powell pode dificultar planos de Trump para reduzir juros nos EUA

Mesmo com novo indicado ao Fed, atual presidente do banco central norte-americano pode permanecer no conselho e limitar influência de Trump.

Publicado em 30/01/2026 às 13:14
Powell pode dificultar planos de Trump para reduzir juros nos EUA Reprodução / Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vinha declarando publicamente que sua escolha para o comando do Federal Reserve (Fed) teria como missão reduzir as taxas de juros, impactando diretamente a oferta de dinheiro, a inflação e a estabilidade do mercado de trabalho no país. No entanto, Jerome Powell, atual presidente do Fed, ainda pode impor obstáculos aos planos do republicano, buscando preservar a credibilidade da instituição e afastá-la de pressões políticas.

Embora o mandato de Powell como presidente do Fed termine em maio, ele segue como membro do conselho de diretores até 2028. Isso lhe permite optar por permanecer no colegiado, o que pode dificultar a tentativa de Trump de garantir maioria entre os indicados no conselho.

Entre os sete governadores do Fed, três foram indicados pelo ex-presidente Joe Biden, além da recondução de Powell ao cargo máximo da instituição.

Durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, Powell evitou comentar se deixará o conselho, mas deixou um conselho ao seu sucessor: “Não se deixe arrastar para a política eleitoral – não faça isso.”

Nesta sexta-feira, 30, Trump indicou Kevin Warsh para assumir o comando do Fed a partir de maio. A nomeação ainda precisa ser aprovada pelo Senado, mas analistas do Deutsche Bank ouvidos pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) avaliam que Warsh não deve enfrentar resistência técnica relevante, devido ao seu histórico no Fed e à experiência no setor público.