Transpetro atinge volume recorde de transporte em 2025 com alta de 1,1% sobre 2024
Empresa movimenta 658 milhões de m³ em seus terminais e dutos, impulsionada pelo aumento no transporte de derivados como GLP e diesel.
A Transpetro encerrou 2025 com um novo recorde na movimentação de petróleo e derivados, registrando o quarto ano consecutivo de crescimento em suas operações. Ao todo, foram transportados 658 milhões de metros cúbicos por meio dos 46 terminais e 8,5 mil quilômetros de dutos operados pela companhia, número 1,1% superior ao volume de 2024.
O destaque ficou para os derivados, cujo volume saltou de 215,5 milhões de m³ em 2024 para 221,3 milhões de m³ em 2025, um avanço de 2,7%. Entre os produtos, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o diesel apresentaram os maiores crescimentos.
De acordo com a Transpetro, o início das operações do Complexo de Energias Boaventura foi determinante para o aumento da produção nacional de GLP, intensificando o fluxo nos dutos entre Itaboraí (RJ) e os terminais da Baía da Guanabara, além de elevar os volumes movimentados em Paranaguá (PR), Santos (SP) e Barra do Riacho (ES). Em 2025, o volume de GLP movimentado subiu 24% em relação ao ano anterior.
No caso do diesel, o crescimento foi de 3,6%, impulsionado pelo aumento do consumo na região Centro-Oeste, principal área atendida pelo Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra). As operações de ship to ship (transbordo entre navios) também registraram alta de cerca de 18%.
"Esse aumento teve maior concentração nos terminais de Angra dos Reis e São Sebastião, atendendo à demanda crescente do escoamento da produção offshore de petróleo", informou a companhia.