POLÍTICA ECONÔMICA

Trump elogia Warsh e considera inadequado pedir corte de juros ao indicado para o Fed

Presidente dos EUA nega pressão sobre Kevin Warsh e destaca postura ética na escolha para o Federal Reserve.

Publicado em 30/01/2026 às 15:52
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 30, antes de assinar ordens executivas, que "certamente" o novo indicado para a presidência do Federal Reserve (Fed), Kevin Warsh, tem interesse em reduzir as taxas de juros. No entanto, Trump negou que Warsh tenha assumido qualquer compromisso de flexibilizar a política monetária ao aceitar a indicação.

"Warsh não se comprometeu a reduzir as taxas de juros e seria inapropriado pedir a ele que as reduzisse. Provavelmente conversarei com ele sobre isso, já que ele quer reduzi-las", declarou Trump, enfatizando que não haverá pressão da Casa Branca nesse sentido.

Nos últimos meses, Trump criticou repetidamente o atual presidente do Fed, Jerome Powell, por supostamente demorar a cortar os juros, chegando a defender um afrouxamento da política monetária.

Trump ainda elogiou Warsh, afirmando que ele "é um cara muito bom", e destacou que o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, apoiou a escolha. "Sempre soube que seria um Kevin", comentou o presidente.