Bolsas de Nova York fecham em baixa após indicação de Warsh ao Fed e dados do PPI
Sessão é marcada por volatilidade após nomeação ao Fed, divulgação do índice de preços ao produtor e balanços corporativos.
As bolsas de Nova York encerraram a sexta-feira, 30, em queda, em um dia influenciado pela indicação do ex-diretor do Federal Reserve (Fed), Kevin Warsh, para a presidência do banco central dos Estados Unidos. Investidores também repercutiram o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), que superou as expectativas do mercado, além de acompanharem o aumento das tensões entre EUA e Irã. O andamento da temporada de balanços continuou gerando volatilidade em algumas empresas, com destaque para os resultados ligados à inteligência artificial (IA).
O Dow Jones recuou 0,36%, fechando aos 48.892,47 pontos. O S&P 500 caiu 0,43%, para 6.939,03 pontos, enquanto o Nasdaq teve queda de 0,94%, encerrando em 23.461,82 pontos. Na semana, os índices registraram variação de -0,42%, +0,34% e -0,17%, respectivamente. No acumulado do mês, houve altas de 1,7%, 1,4% e 0,95%.
Segundo análise da Capital Economics, é difícil isolar o impacto da indicação de Warsh sobre os preços das ações, já que outros fatores, como os resultados trimestrais díspares das grandes empresas de tecnologia, também influenciaram o mercado. Destaca-se ainda a correlação inicial entre o S&P 500 e o ouro, que atualmente tem se comportado mais como um ativo de risco do que de proteção. Nesta sessão, o forte recuo do ouro e da prata levou mineradoras a registrar quedas expressivas: a MP Materials caiu 5,5% e a Newmont Corporation, 11,5%.
Entre os destaques positivos, Chevron (+3,3%) e ExxonMobil (+0,6%) avançaram, mesmo tendo apresentado o menor lucro anual desde 2021. Por outro lado, as ações da Visa e da American Express recuaram 3% e 1,8%, respectivamente. Os papéis da Apple subiram 0,5% após a companhia indicar aumento de custos no quarto trimestre de 2025. Já a Verizon superou as expectativas de receita e agradou os investidores com seu guidance, levando suas ações a valorizarem 11%.
A Deckers Outdoor, dona das marcas UGG e Hoka, surpreendeu positivamente com seus resultados trimestrais e revisou para cima suas projeções, o que impulsionou suas ações em 20%. A SanDisk, especializada em produtos de armazenamento, avançou 6,85% após o balanço renovar as expectativas de demanda impulsionada por IA.