Moody's eleva perspectiva de Israel para 'estável' e reafirma rating Baa1
Agência aponta redução do risco geopolítico e resiliência da economia israelense como fatores para mudança de perspectiva.
A Moody's Ratings anunciou nesta sexta-feira, 30, a elevação da perspectiva do governo de Israel de "negativa" para "estável", mantendo a classificação de emissor de longo prazo em moeda local e estrangeira do país em Baa1.
De acordo com a agência, a decisão de alterar a perspectiva reflete a avaliação de que a exposição de Israel ao risco geopolítico diminuiu de forma significativa, reduzindo o risco de um novo enfraquecimento do perfil de crédito soberano.
"Embora os ambientes geopolítico e de segurança de Israel permaneçam frágeis, os sinais de resiliência da economia diante dos conflitos dos últimos dois anos e as evidências de um impacto considerável, porém controlado, nas finanças do governo indicam que os riscos de crédito agora estão equilibrados", destacou a Moody's.
A manutenção do rating em Baa1, segundo a agência, considera tanto o impacto negativo dos conflitos passados no médio prazo quanto os pontos fortes do crédito israelense.
"As forças de crédito e a resiliência de Israel são evidenciadas pela relativa robustez do crescimento do PIB e pelo investimento contínuo no setor de tecnologia", ressaltou a Moody's, acrescentando que o forte acesso do governo ao mercado, sustentado por uma base de investidores sólida, continuará sendo fundamental para mitigar riscos fiscais.