CRISE POLÍTICA NOS EUA

Senado dos EUA aprova acordo para evitar paralisação do governo

Projeto de financiamento segue para a Câmara após acordo entre Trump e democratas; risco de shutdown parcial persiste no fim de semana

Publicado em 30/01/2026 às 21:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (data local) um acordo para financiar a maior parte do governo federal até o final de setembro. A decisão ocorre após o presidente Donald Trump chegar a um entendimento com os democratas para separar o orçamento da Segurança Interna e permitir que o Congresso debata novas restrições às operações de imigração em todo o país.

Com a ameaça de uma paralisação iminente no fim de semana, Trump firmou um raro acordo com os democratas do Senado na quinta-feira, motivado pela morte de dois manifestantes durante ações de agentes federais em Minneapolis. Pelo acordo, o financiamento da Segurança Interna será mantido nos níveis atuais por mais duas semanas, enquanto os parlamentares analisam as demandas do Partido Democrata, que incluem identificação de agentes, exigência de mais mandados e maior participação das autoridades locais nas investigações de incidentes.

O projeto de lei foi aprovado por ampla maioria, com 71 votos a favor e 29 contrários. Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados, que só retoma as atividades na segunda-feira. Isso significa que o governo pode enfrentar uma paralisação parcial temporária durante o fim de semana, até que a medida seja aprovada pelos deputados.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast