Mesmo com aval do Senado, governo dos EUA enfrenta paralisação parcial até votação na Câmara
Aprovação do pacote de financiamento pelo Senado não impede pausa temporária até decisão dos deputados, prevista para segunda-feira.
O governo federal dos Estados Unidos enfrenta uma paralisação parcial neste fim de semana, mesmo após o Senado aprovar, na noite de sexta-feira (30), o financiamento da maior parte das contas do país até setembro.
A medida ainda depende de aprovação na Câmara dos Deputados, que só deve retomar as atividades na segunda-feira (2). Por isso, espera-se uma breve paralisação a partir das 00h01 deste sábado (31), com duração prevista para todo o fim de semana.
A votação no Senado ocorreu após um acordo entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e os democratas, permitindo a separação do financiamento da Segurança Interna e abrindo espaço para que o Congresso debata novas restrições às operações de imigração federal em todo o território americano.
Os senadores aprovaram, por 71 votos a 29, um pacote de US$ 1,2 trilhão, composto por cinco projetos de lei que garantem recursos a diversas agências até setembro, além de um sexto projeto que assegura duas semanas de financiamento ao Departamento de Segurança Interna.
Segundo o Escritório de Gestão e Orçamento dos EUA, as agências afetadas "devem executar planos para uma paralisação ordenada".