TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Irã afirma estar em total prontidão para responder a ameaças externas

Declaração ocorre após movimentação militar dos EUA na região e promete resposta proporcional a qualquer hostilidade

Publicado em 31/01/2026 às 11:24
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O conselheiro do líder supremo do Irã, Ali Shamkhani, afirmou que o país está em "total prontidão para responder a qualquer ameaça" e destacou que qualquer movimento hostil de inimigos será recebido com uma resposta proporcional, eficaz e dissuasiva.

A declaração foi feita à emissora libanesa Al Mayadeen, na esteira das recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que informou estar enviando uma "grande armada" em direção ao Irã, ainda maior do que a enviada à Venezuela. "Espero que possamos chegar a um acordo com o Irã, mas, se não conseguirmos, veremos o que acontece", afirmou o presidente norte-americano.

Ao ser questionado sobre o aumento da presença militar de forças estrangeiras nas águas da região, Shamkhani minimizou a movimentação e negou que isso represente superioridade militar. "Esta região é nossa casa", afirmou, ressaltando o conhecimento do Irã sobre a geografia local.

O chefe do Exército iraniano, Amir Hatami, reforçou o poderio militar do país, segundo informações da agência estatal Irna. "Hoje, nosso poder de mísseis, nossa defesa aérea e outras dimensões do nosso poder defensivo estão em uma posição melhor e mais elevada do que antes da guerra imposta de 12 dias", declarou, referindo-se ao conflito com Israel ocorrido em junho do ano passado.

Hatami acrescentou que, mesmo a Rússia, não possui a mesma expertise do Irã. "Enfrentamos toda a ciência e tecnologia do inimigo e a guerra híbrida. Identificamos seus pontos fortes e fracos, assim como reconhecemos os nossos", completou.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Tribuna do Sertão