SEGURANÇA NO CARNAVAL

PM de São Paulo adota atendimento especial para mulheres durante o Carnaval

Policiamento reforçado e equipes femininas atuarão contra importunação sexual e violência de gênero

Publicado em 31/01/2026 às 15:08
Policiais femininas reforçarão o atendimento a mulheres vítimas de violência durante o Carnaval em SP.

A Polícia Militar de São Paulo implementará um esquema especial de segurança durante o Carnaval na capital paulista, voltado especificamente ao atendimento de mulheres. Policiais militares femininas estarão nas ruas, com a missão de oferecer acolhimento imediato a vítimas de importunação sexual e atuar na prisão de agressores.

Essas policiais manterão contato direto com o programa Cabine Lilás, do Centro de Operações da PM (Copom), que seguirá ativo durante o Carnaval. O serviço, acessível pelo telefone 190, é composto exclusivamente por policiais mulheres e tem como foco o suporte e orientação às vítimas.

Notícias relacionadas:

“A Cabine Lilás centraliza em um único lugar todas as iniciativas do estado de proteção à mulher. Cerca de 30% das mulheres que recebem orientação pela Cabine Lilás acabam registrando o boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para acabar com o ciclo da violência”, destaca o comandante do Copom de São Paulo, coronel Carlos Henrique Lucena.

No total, a Polícia Militar contará com um reforço de 5,2 mil policiais militares por dia durante o Carnaval paulistano, além do efetivo já existente. Cerca de 2,5 mil viaturas também atuarão nos megablocos, blocos de rua e demais eventos programados.

O esquema de segurança utilizará ampla tecnologia. Além das câmeras integradas ao programa Muralha Paulista — responsáveis por alertas sobre foragidos da Justiça e veículos roubados ou furtados —, drones serão empregados para monitoramento aéreo em tempo real.