Maioria dos brasileiros deportados que retornaram ao Brasil tem entre 18 e 29 anos
Dados do programa 'Aqui é Brasil' mostram que jovens lideram lista de repatriados, com Minas Gerais como principal destino.
Jovens entre 18 e 29 anos representam a maior parcela dos brasileiros deportados e acolhidos em situação de vulnerabilidade desde agosto do ano passado. Segundo dados do programa "Aqui é Brasil", do governo federal, 957 dos 3.113 repatriados nessa condição pertencem a essa faixa etária.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, responsável pela iniciativa, entre os deportados, 802 são homens e 155 são mulheres. A segunda faixa etária com maior número de retornos é a de 30 a 39 anos, totalizando 924 pessoas — 790 homens e 134 mulheres. A maioria dos deportados veio dos Estados Unidos.
Em relação ao destino dos repatriados, quase metade retornou para Minas Gerais, que recebeu 1.568 pessoas. Rondônia aparece em seguida, com 314, e São Paulo, com 287.
Lançado em agosto de 2023, o programa do governo federal tem duração prevista de 12 meses e visa oferecer uma resposta coordenada, abrangente e humanizada às necessidades dos brasileiros repatriados ou deportados em situação de vulnerabilidade. Segundo o governo, a iniciativa foi criada diante do endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos durante o governo Donald Trump.