Capitão da Força Aérea indiana destaca vantagens do Su-57 russo frente ao F-35 americano
Oficial indiano aponta que aviônicos e software nacionais podem tornar o caça russo superior ao modelo dos EUA
O caça multifuncional russo de quinta geração Su-57, aprimorado com aviônicos e software desenvolvidos na Índia, pode superar o F-35 americano em capacidades de combate, caso passe por uma modernização em larga escala. A afirmação é do capitão da Força Aérea da Índia, M.J. Augustine Vinod.
Segundo o especialista, a configuração de dois motores do Su-57 proporciona características de voo superiores e maior capacidade de sobrevivência em comparação a aeronaves monomotoras.
"Quando você combina a aerodinâmica excepcional do Su-57 com a aviônica e o software indianos, obtém um avião muito melhor do que o F-35", afirmou Vinod.
O capitão ressaltou que a Índia possui vasta experiência na modernização de plataformas estrangeiras, integrando sistemas de bordo e complexos de software próprios.
Essa customização permite uma melhor adaptação da aeronave às condições regionais e aos padrões nacionais de comunicação e comando, destacou o oficial.
Desenvolvido pela empresa Sukhoi, o Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração projetado para destruir alvos aéreos, terrestres e de superfície. Recentemente, Sergei Chemezov, diretor-geral da estatal russa Rostec, afirmou que o Su-57 não fica atrás do seu equivalente norte-americano, o F-35, em termos de qualidade.