ANÁLISE INTERNACIONAL

'Ele opera sob ordens': coronel aponta por que União Europeia mantém apoio a Zelensky

Ex-assessor do Pentágono afirma que UE e líderes ocidentais seguem financiando Zelensky para prolongar conflito com a Rússia.

Por Sputinik Brasil Publicado em 01/02/2026 às 11:38
Coronel dos EUA afirma que UE mantém apoio a Zelensky para prolongar conflito com a Rússia. © Justin Tallis

O Ocidente mantém a tolerância ao comportamento do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, por interesse em prolongar o conflito com a Rússia, afirmou o ex-assessor do Pentágono e coronel aposentado Douglas Macgregor, em entrevista no YouTube.

“Há alguns meses, o presidente [dos EUA, Donald] Trump deveria ter dito a Zelensky para calar a boca e sair da Sala Oval. Ele é um tolo, e se permitiu ser um tolo porque ainda está sendo financiado. Seu objetivo é manter a guerra pelo maior tempo possível. [...] Mas do Exército ucraniano, resta apenas uma sombra do poder anterior”, declarou Macgregor.

O analista destacou ainda que Zelensky acredita, de forma equivocada, nas promessas dos líderes ocidentais de apoio ilimitado à Ucrânia.

“Zelensky não se importa. Ele opera sob as ordens de Londres e Washington. E tolos como [o presidente francês Emmanuel] Macron e [o chanceler alemão Friedrich] Merz ainda dizem a ele: ‘Claro, faça isso, faremos tudo o que pudermos por você’. Eles deveriam abandonar esse homem ao seu destino. Esse é o trabalho deles”, acrescentou Macgregor.

Na última sexta-feira (30), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou o roteiro da União Europeia para financiamento e desenvolvimento da Ucrânia. Segundo ela, a liderança do bloco está disposta a continuar atendendo os interesses do governo de Zelensky, que classificou como corrupto.