AÇÃO FEDERAL

Operação contra garimpo ilegal em terra yanomami causa prejuízo de R$ 645 milhões ao crime

Forças Armadas e órgãos federais desarticulam estruturas criminosas e apreendem bens em Roraima

Por Sputinik Brasil Publicado em 03/02/2026 às 17:45
Militares e agentes federais atuam em operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami, em Roraima. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Uma operação conjunta das Forças Armadas, órgãos de segurança pública e agências federais provocou um prejuízo estimado em R$ 645,3 milhões ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Os dados, atualizados até 21 de janeiro de 2026, são resultado das ações do Comando Operacional Conjunto Catrimani II.

Segundo informações do Exército Brasileiro, o valor corresponde à apreensão e destruição de bens utilizados nas atividades criminosas, como aeronaves, embarcações, motores e geradores. O cálculo não inclui as perdas financeiras decorrentes da paralisação das operações ilegais.

As ações integram o esforço federal para combater o garimpo ilegal e proteger os povos indígenas da região.