Eve, da Embraer, vende dois 'carros voadores' para a japonesa AirX
Contrato prevê entrega inicial de duas aeronaves eVTOL e possibilidade de expansão para até 50 unidades no Japão.
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, firmou contrato com a AirX, maior empresa pública de fretamento de helicópteros do Japão, para a venda inicial de duas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O acordo contempla ainda uma opção de ampliação do pedido para até 50 unidades no total.
De acordo com Johann Bordais, CEO da Eve, este é o primeiro acordo da empresa na região Ásia-Pacífico e representa um marco importante. “A Ásia-Pacífico está bem posicionada para liderar a transformação global rumo ao transporte aéreo sustentável. Essa parceria é um passo ousado em direção a um futuro mais limpo e inteligente para as próximas gerações”, afirmou em nota.
As duas primeiras aeronaves têm previsão de entrega para 2029, com possibilidade de expansão do pedido conforme a demanda por mobilidade aérea avançada aumente.
Os eVTOLs da Eve serão utilizados tanto em rotas turísticas quanto em operações de última milha em cidades como Tóquio e Osaka, ampliando as opções de mobilidade urbana e conectividade regional no Japão.