Postos de coleta de leite reforçam cuidado com mães e bebês em Maceió; saiba como doar
Atualmente, o posto de coleta do José Araújo conta com 25 doadoras, enquanto o do Hamilton Falcão tem apenas três ativas
Com o objetivo de incentivar a doação de leite humano, considerado um “alimento ouro” por ser rico em anticorpos que protegem as crianças contra diversas doenças, a Prefeitura de Maceió mantém dois postos de coleta de leite humano. O primeiro foi implantado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e o segundo na Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, no Jacintinho.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, surgiu diante da preocupação com a situação de muitas mulheres e recém-nascidos prematuros que permanecem em maternidades, UTIs neonatais e também em casa, enfrentando dificuldades para amamentar e acessar o leite materno.
De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, um litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos.
“Doar leite humano é um ato de amor. Desde o início desta iniciativa, buscamos reduzir riscos à saúde dos prematuros, apoiar mães com dificuldades de amamentação e oferecer acolhimento. Hoje, incentivamos a doação por meio de campanhas e realizamos consultorias de amamentação, formando uma rede de apoio para mulheres e seus bebês. Todo o leite doado em nossos postos ajuda a salvar vidas”, destaca a coordenadora.
O leite coletado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Alberto Antunes (HU), na Cidade Universitária, responsável pela pasteurização e distribuição conforme a demanda do município e também para a Maternidade Santa Mônica.
Atualmente, o posto de coleta da USF José Araújo conta com 25 doadoras, enquanto o Hamilton Falcão possui apenas três ativas. “É fundamental enviar uma mensagem de amor e acolhimento para que possamos, juntos, incentivar a doação de leite humano, que salva muitos recém-nascidos”, conclui Marglene Oliveira.
Como doar?
Para se tornar doadora, basta comparecer ao posto de coleta com o cartão do SUS e documento pessoal para realizar o cadastro. Recomenda-se que a mulher não esteja fazendo uso de medicamentos, como antibióticos. Na unidade, são realizados testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Para promover e mobilizar a amamentação e as doações, são organizadas rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno.