EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas, um mês após vazamento

Operação havia sido interrompida após incidente com fluido de perfuração; retorno depende de novas medidas de segurança.

Publicado em 04/02/2026 às 19:16
ANP libera retomada da perfuração pela Petrobras na Foz do Amazonas após vazamento controlado. © Reprodução / Google Maps

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou nesta quarta-feira (4) a Petrobras a retomar a perfuração de um poço exploratório na Bacia da Foz do Amazonas, interrompida no início do ano após um vazamento de fluido de perfuração.

"Considerando as análises técnicas realizadas e as medidas mitigadoras propostas pela Petrobras, concluiu-se não haver óbice ao retorno das atividades de perfuração no referido poço, a partir do recebimento deste ofício", informou a notificação da ANP.

A retomada das operações está condicionada a exigências, como a substituição dos elementos de vedação nas conexões da tubulação por onde circulam os fluidos e o treinamento de todos os trabalhadores envolvidos no procedimento, conforme determinação da agência reguladora.

O vazamento foi registrado em 6 de janeiro, em duas linhas conectadas à sonda de perfuração do poço Morpho, localizado a 175 km da costa do estado do Amapá, segundo informações da Petrobras.

Em 20 de outubro do ano passado, o Ibama concedeu licença para a Petrobras iniciar a exploração do primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, permitindo que a estatal começasse as operações de perfuração no mesmo dia.

A expectativa da Petrobras é que a perfuração leve cerca de cinco meses, período necessário para avaliar o potencial econômico de petróleo e gás na área. Até o momento, não há produção de petróleo no local.

A atividade é alvo de críticas de ambientalistas, devido à riqueza em biodiversidade marinha da região, e de comunidades indígenas, preocupadas com possíveis impactos ambientais em seus territórios.

Por Sputnik Brasil