Intercâmbio cultural pode impulsionar cooperação econômica entre Brasil e Rússia, avalia analista
Cientista política destaca importância de parcerias acadêmicas para fortalecer laços estratégicos entre os dois países
O fortalecimento das relações entre Brasil e Rússia depende, primordialmente, de intercâmbios culturais e acadêmicos. A avaliação é da cientista política Giovana Branco, que afirmou à Sputnik Brasil que iniciativas como a circulação de estudantes, pesquisadores e profissionais podem estabelecer bases sólidas de confiança e cooperação de longo prazo.
Segundo Branco, apesar de obstáculos como a barreira linguística, incentivar o contato entre universidades e centros de pesquisa dos dois países é fundamental para criar canais de comunicação e relações de confiança. “Talvez o primeiro passo, de fato, seja esse intercâmbio cultural em menor escala. Realmente o universitário que vai para a Rússia e o universitário russo que vem para cá. Mas é óbvio, no longo prazo, a gente acaba construindo canais de comunicação e relações de confiança. E isso pode, sim, transbordar para a questão econômica”, destacou a analista.
Ela ressalta que, a partir dessas trocas, áreas estratégicas como indústria e energia também podem ser beneficiadas, ampliando a cooperação bilateral.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil