Petro propõe cooperação militar para combater o narcotráfico na América do Sul
Presidente colombiano sugere aliança entre países vizinhos para enfrentar o tráfico de drogas e fortalecer laços políticos.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu uma cooperação militar e policial mais intensa entre Brasil, Venezuela, Equador, Peru e Colômbia para combater o narcotráfico na América do Sul.
Segundo Petro, a colaboração entre as forças de segurança desses países é fundamental para enfrentar o que chamou de “um dos piores inimigos da democracia e dos povos na América Latina: o narcotráfico”. A declaração foi feita em sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter).
O mandatário colombiano também destacou a importância da unidade entre as nações, especialmente entre aquelas que integraram a histórica Grande Colômbia, para fortalecer a coesão política e social da região.
Recentemente, Petro se reuniu em Washington D.C. com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocasião em que discutiu temas como o combate ao tráfico de drogas e a necessidade de os EUA retirarem as sanções impostas à Venezuela, incluindo o bloqueio econômico.